sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cachorros imitam donos automaticamente, diz estudo





É comum dizer: cachorros são parecidos com seus donos.
Talvez a ideia não seja tão descabida: um estudo sugere que cães podem imitar as ações de humanos.
Pessoas normalmente copiam gestos daqueles ao seu redor.
Por exemplo, bocejos induzem bocejos em observadores, e olhar para cima na rua encoraja outros a olharem na mesma direção.
Friederike Range, da Universidade de Viena, na Áustria, e colegas procuraram averiguar se as ações de cachorros também eram influencidas pelos humanos.
Eles treinaram cachorros para abrir uma porta corrediça com a pata ou com a boca.
Um grupo de cachorros era recompensado quando utilizava o mesmo método que seu treinador para abrir a porta. O outro grupo recebia a recompensa quando usava um método diferente do do treinador.
Os pesquisadores descobriram que o segundo grupo precisou praticar mais para realizar corretamente a tarefa, o que sugere que cachorros estão sujeitos a imitação automática. Isso porque imitar automaticamente o treinador acabou interferindo com a realização correta da tarefa (no grupo que precisava usar um método diferente do do treinador).
A descoberta apoia a ideia de que animais sociais automaticamente imitam outros. No entanto, Thomas Zental, da Universidade do Kentucky, em Lexington, adverte que treinamento é necessário para trazer à tona essa característica.
O estudo foi publicado na revista "Proceedings of the Royal Society B".

Fonte: Uol Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário