Mostrando postagens com marcador atualidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador atualidade. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mito ou Verdade? gatos de pelo escuro causam mais alergia que os de pelo claro?



Os gatos (ame-os ou odeie-os) estão entre as causas mais comuns de alergia, afetando um número de americanos duas vezes maior que os que apresentam alergia a cães.  As fontes dessas alergias são proteínas encontradas na caspa, na urina e na saliva dos felinos, fazendo com que todos os gatos sejam capazes de provocar reações. Porém, alguns cientistas suspeitam que quanto mais escuro for o pelo do gato, maior a probabilidade de o animal induzir reações alérgicas.  Os cientistas mostraram esse argumento num pequeno estudo conduzido no ano 2000, envolvendo 300 pacientes alérgicos. Eles descobriram que pessoas que tinham gatos escuros tiveram probabilidade de duas a quatro vezes maior de apresentar sintomas severos a moderados, em comparação aos donos de gatos com pelo mais claro ou a quem não tem bichano de estimação. Estudos adicionais descobriram que gatas produzem menos alérgenos animais do que os machos. No entanto, a associação de cor não é conclusiva.

Fonte: Site Uol.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

É Lei!






Algumas crianças relaxam com o embalo do movimento do carro e terminam cochilando. Mas há aquelas que ficam agitadas, brincam, ficam em pé entre os bancos, mandam beijinhos e distribuem simpatia para os outros carros. Confesso que adoro brincar com os pequenos no trânsito, mas saber que eles estão seguros com o uso obrigatório de cadeirinhas em automóveis para crianças menores de sete anos e meio é um alívio.
É lei e começará a vigorar a partir do dia 1 de setembro o uso da cadeirinha no banco traseiro nos veículos desde a saída da maternidade. Quem não cumprir será multado em R$ 191,54 e receberá sete pontos na carteira. O prejuízo no bolso é pequeno, o bom mesmo é saber que essa atitude simples poderá evitar acidentes.
Algumas vezes parece até contraditório algo tão importante precisar se tornar lei para que seja respeitada a segurança. Um simples espirro da criança já é motivo para ser levada ao pediatra, mas passear de carro no colo da mãe pode. Não pode!
Segundo a ONG Criança Segura, uma criança no carro sentada no banco traseiro, com até 25 kg numa batida de carro a 50 km/h, poderá sofrer danos comparáveis a uma queda do terceiro andar de um prédio. Com o uso da cadeirinha e sua utilização correta as estatísticas são reduzidas em até 70%.A Lei da Cadeirinha tem como objetivo de reduzir os dados do Ministério da Saúde em que os acidentes de carro representam a terceira causa de morte entre crianças de zero a nove anos.
É muito comum mães e pais falarem que os filhos não ficam quietos na cadeirinha e que não conseguem fazê-los sentar. Ontem mesmo atendi um casal de gêmeos de um ano, o Leo e Carol, filhos da Sakae e Nori Fukuma e os ajudei a levá-los para o carro. Afinal, com dois filhos quanto mais ajuda melhor! Os pais usam um artifício simples para manter os gêmeos tranquilos na cadeirinha, o DVD. Claro que os bebês reclamaram um pouco ao sentar na cadeirinha, mas logo se acalmaram e voltaram para casa. Conseguimos ensinar tantas coisas para as crianças, regras, horários, rotinas... Tenho certeza que com paciência você achará um artifício, uma forma para as suas crianças aderirem às cadeirinhas.
É importante saber que a lei não se aplica aos veículos de transporte coletivo como veículos escolares, táxis e veículos com peso bruto total ou superior a 3,5 toneladas.
Hoje há diversas cadeirinhas disponíveis, então atenção às dicas: veja se possui o selo do Inmetro, cinto de segurança, estofamento e correia (parte que prenderá no veículo). Muitas lojas oferecem auxílio na hora da instalação, não deixe de conferir antes de bater o martelo na compra.
O modelo escolhido deverá ser compatível com a altura e o peso do seu filho. Siga as instruções da cadeirinha e não haverá erro. Saber que o seu filho estará seguro é um bom motivo para se adequar à nova rotina.
Saiba mais sobre a divisão da cadeirinha por faixa etária e peso:
• Bebês até um ano (ou até 9 e 13 quilos dependendo da marca): devem ser transportados no bebê conforto ou conversível no banco traseiro com leve inclinação e de costas para o motorista.
• De 1 a 4 anos (ou crianças entre 9 e 18 quilos): deve-se usar as cadeirinhas no banco traseiro, na posição vertical e de frente para o motorista.
• De 4 a 10 (ou crianças entre 18 e 36 quilos): devem sentar no assento de elevação ou "booster" no banco traseiro com cinto de segurança de três pontas.

Fonte: MNS
Matéria de Denise Gurgel

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cachorros imitam donos automaticamente, diz estudo





É comum dizer: cachorros são parecidos com seus donos.
Talvez a ideia não seja tão descabida: um estudo sugere que cães podem imitar as ações de humanos.
Pessoas normalmente copiam gestos daqueles ao seu redor.
Por exemplo, bocejos induzem bocejos em observadores, e olhar para cima na rua encoraja outros a olharem na mesma direção.
Friederike Range, da Universidade de Viena, na Áustria, e colegas procuraram averiguar se as ações de cachorros também eram influencidas pelos humanos.
Eles treinaram cachorros para abrir uma porta corrediça com a pata ou com a boca.
Um grupo de cachorros era recompensado quando utilizava o mesmo método que seu treinador para abrir a porta. O outro grupo recebia a recompensa quando usava um método diferente do do treinador.
Os pesquisadores descobriram que o segundo grupo precisou praticar mais para realizar corretamente a tarefa, o que sugere que cachorros estão sujeitos a imitação automática. Isso porque imitar automaticamente o treinador acabou interferindo com a realização correta da tarefa (no grupo que precisava usar um método diferente do do treinador).
A descoberta apoia a ideia de que animais sociais automaticamente imitam outros. No entanto, Thomas Zental, da Universidade do Kentucky, em Lexington, adverte que treinamento é necessário para trazer à tona essa característica.
O estudo foi publicado na revista "Proceedings of the Royal Society B".

Fonte: Uol Ciência

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mulheres atraentes levam a pior em processos de seleção para funções "masculinas"

Pessoas atraentes tendem a ter uma discreta vantagem na hora de arrumar um emprego. Mas um novo estudo mostra que, no caso de mulheres em processo de seleção para cargos considerados masculinos, a beleza pode ser um fardo. As informações são do site LiveScience. Mulheres atraentes costumam ser discriminadas quando avaliadas para empregos “de homem” nos casos em que a aparência não é fundamental para o trabalho em questão, segundo estudo publicado no Journal of Social Psychology. Isso inclui cargos como gerente de pesquisa e desenvolvimento, diretor financeiro, engenheiro mecânico e supervisor de construção.

Fonte: Uol

segunda-feira, 23 de agosto de 2010



Cooperativas de mulheres do município de Apuí, a 476 quilômetros da capital, reaproveitam garrafas pet que iriam para o lixo. Elas reaproveitam o material e transformam em sacolas ecológicas, gerando renda para a comunidade.


A maioria das artesãs são donas de casa que se reúnem todos os dias para fazer as sacolas. O trabalho é feito em linha de montagem, com uma mulher responsável pela coleta das garrafas, outra recorta e uma terceira monta o produto final. Para a realização de todo o processo, todas eles receberam treinamento realizado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).


Segundo a coordenadora da Cooperativa de Artesanato e Reciclagem de Apuí, Aldeiza Lagos, o próximo passo do grupo é criar uma parceria com os mercados do município. “A intenção é conscientizar. Fazer com que as pessoas deixem de usar a sacola plástica e passe a usar a bolsa ecológica”, comentou.


Fonte: Portal Amazônia com informações da TV Amazonas
Foto: Reprodução Tv Amazonas

quarta-feira, 10 de março de 2010

Chá de papaia possui alto poder anticancerígeno, diz pesquisa

O chá do extrato de folha de papaia contém propriedades que combatem com grande poder os vários tipos de câncer e não deixa sequelas de nenhum efeito tóxico, como ocorre com outras terapias, segundo uma pesquisa da Universidade da Flórida (UF) divulgada nesta terça-feira.O pesquisador Nam Dang da UF e um grupo de cientistas japoneses documentaram os poderosos efeitos anticancerígenos da papaia sobre o câncer de útero, de mama, fígado, pulmão e pâncreas, através de testes em laboratório com uma ampla variedade de tumores.Os pesquisadores utilizaram um extrato de folhas secas de papaia e os efeitos anticancerígenos eram mais fortes quando as células recebiam maiores doses de chá, disse a UF.Pela primeira vez, um estudo comprovou que o extrato de folha de papaia estimula a produção de moléculas essenciais do tipo citoquinas Th1.Esta regulação do sistema imunológico, junto ao combate direto do tumor em vários tipos de câncer, sugerem possíveis estratégias terapêuticas utilizadas pelo sistema imunológico para combater o câncer, acrescentou a Universidade.Além disso, o fato de o extrato de papaia não possuir nenhum efeito tóxico nas células normais evita uma consequência devastadora comum em muitas terapias anticancerígenas, indicou.

Fonte: Uol - Ciência e Saúde

sábado, 6 de março de 2010

Cachorros-quentes podem ser perigosos para crianças, dizem pediatras dos EUA


O formato dos cachorros-quentes é perigoso para crianças porque pode provocar engasgamentos e, por isso, deveria ser redesenhado, afirmou a academia americana de pediatria em um relatório publicado hoje pela revista "Pediatrics".Segundo cientistas da academia, a forma alongada, o tamanho e a textura dos cachorros-quentes aumentam o perigo de que crianças engasguem.De acordo com o relatório, mais de dez mil crianças dão entrada nas emergências americanas e 77 morrem anualmente nos Estados Unidos por engasgarem com cachorros-quentes.O estudo também diz que 17% dos casos de asfixia por alimentos estão ligados aos cachorros-quentes."Se os melhores engenheiros do mundo quisessem criar o bloqueio perfeito da traqueia de uma criança, este teria a forma de um cachorro-quente", diz Gary Smith, diretor do centro de pesquisa de lesões do hospital pediátrico de Columbus, no estado americano de Ohio."Sou um pediatra de emergências, e tentar extrair os cachorros-quentes depois que entalaram é praticamente impossível", acrescentou.Segundo Smith, a solução estaria em um novo desenho do cachorro quente porque, ao contrário dos brinquedos, este não contém uma advertência sobre o perigo que representam para crianças."Nenhum pai pode vigiar seus filhos o tempo todo. A melhor forma de protegê-los é com um novo desenho", acrescentou.Janet Riley, presidente do conselho americano do cachorro-quente e salsichas, concorda com o alerta da academia e diz que mais da metade dos cachorros-quentes contêm conselhos para serem cortados, justamente com o objetivo de impedir que crianças se engasguem.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

E no Twitter...


Mônica Sangalo, irmã da cantora Ivete, fez trocadilhos com o sobrenome de Claudia Leitte e insinuou que ela desafina. "A coalhada do almoço não desceu bem. Coalhada meio desandada. Gente, rápido, um antiácido. Desafination xón, xón", escreveu no Twitter. Os fãs da loura, possessos, protestaram e Mônica se desculpou: "Não levem a sério, quis fazer uma brincadeira. Me perdoem, não faço mais essa bobagem. Vocês têm toda razão, fui infeliz na brincadeira, admiro a Claudia, é uma batalhadora. Não fiquem bravos comigo".

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Tânia Mara: Grávida!


Tânia Mara está radiante e anunciou, nesta quarta-feira (17), em seu blog, o motivo de tanta alegria: “Estou grávida!!!..... e descobri no dia 09 de Fevereiro, dia do meu aniversário.... Não é demais? Só tenho a agradecer a Deus pois sei o quanto Ele me ama”, postou a mulher do diretor e cineasta Jayme Monjardim. Em sua página pessoal, a cantora ainda falou sobre os sintomas que vem sentindo desde a descoberta. “Todo dia agora é uma novidade, enjôos, azias, sonolência, um barato ....estou curtindo cada segundo e vou dividir com vocês vários momentos”, afirmou Tânia.

Você viu?


Governo japonês impõe limites para tamanho de cinturas das mulheres


Governo lançou campanha para diminuir excesso de gordura abdominal.


População está sendo orientada a fazer o "teste da fita métrica".

O governo e os médicos japoneses não estão satisfeitos com as medidas da população e estão fazendo uma campanha para combater a chamada "síndrome metabólica", um conjunto de fatores que aumentam os riscos de ataques cardíacos e diabetes. Um desses fatores é o excesso de gordura abdominal, medido pela circunferência da cintura.

Por isso, os japoneses estão passando pelo teste da fita métrica, que vai ficar mais apertado para as mulheres.  O Japão tem a população mais magra entre os países desenvolvidos: apenas 3% da população são obesos, enquanto nos Estados Unidos, o percentual é de 30%.

O exame costuma ser feito anualmente na população em geral e, segundo uma lei de 2008, é obrigatório para quem já passou dos 40 anos. As pessoas não são punidas se não fizerem. São os planos de saúde que têm a obrigação de cobrar o exame dos seus associados, ou perdem subsídios do governo. Os homens japoneses têm que ter no máximo 85 centímetros de cintura. No Brasil, o máximo recomendado pela Sociedade Brasileira de Diabetes é 102 centímetros.

Já para as japonesas, são 90 centímetros. No Brasil, o limite é de 88. Mas instituições de pesquisas médicas querem que o governo reduza o limite para 80 centímetros. Segundo os médicos, quem está fora da medida é orientado a entrar na dieta. Reduzir as porções de comida, de calorias e gorduras e mudar o estilo de vida.Muitos no Japão são contra a lei. Acham que não é função do governo ficar fiscalizando a barriga alheia. A meta é dentro de cinco anos diminuir em 10% o número de japoneses que não cabem na fita.

Fonte: http://www.globo.com/

Rebolation é eleita a música do Carnaval!


Pesquisa do Bahia Folia elegeu a música da banda Parangolé com 61% dos votos

A música Rebolation, do grupo Parangolé, é a grande vencedora da pesquisa Bahia Folia, realizada pela Rede Bahia no Carnaval de Salvador. O pagode, composto por Nenel e Léo Santana, cantor da banda Parangolé, teve 61% da preferência dos entrevistados. Em segundo lugar, ficou ‘Na Base do Beijo’, de Alain Tavares e Rita Mendes e sucesso na voz de Ivete Sangalo, com 22% dos votos. Em terceiro lugar, um empate: as músicas Lobo Mau, do grupo O Báck e Vale Night, de Toninha Juncá e Durval Lélis, do Asa de Águia. Cada uma teve 5% da preferência dos entrevistados.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Confiança no parceiro é principal motivo para dispensar camisinha

A confiança no parceiro é a principal razão para deixar de usar camisinha mesmo quando se trata de sexo casual, revela estudo inédito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Foram ouvidas 79.075 pessoas que procuraram os Centros de Aconselhamento e Testagem para fazer o exame de HIV entre 2000 e 2007 e afirmaram não ter usado preservativo. Do total, 43,68% apontaram essa razão para deixar a camisinha de lado. Nesse grupo, 23,5% disseram ter tido relações com parceiros eventuais.


"Ainda é muito difícil conscientizar sobre o uso da camisinha. Há pessoas que deixam de usá-la porque confiam no parceiro, mas depois buscam um teste de HIV, o que mostra que podem ter refletido melhor", diz Maria Clara Gianna, diretora do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids.


Ela diz que o que preocupa não é o fato de ter parceiros eventuais, mas de confiar neles a ponto de dispensar a prevenção. "Tanto em caso de parceria fixa quanto eventual, a confiança deve ser bastante avaliada."


Se um casal estável decidir parar de usar o preservativo, o melhor é que faça o teste de HIV. "Fazer o exame é importante, mas não é suficiente, já que ele pode cair no período da janela imunológica", pondera Gianna. Trata-se do intervalo entre a infecção pelo vírus e a detecção de anticorpos pelos exames. Esse tempo, no qual pode haver resultado falso-negativo, é de duas a oito semanas, mas pode se prolongar.


Para aumentar a segurança, a psicóloga Maria Cristina Antunes, pesquisadora do Nepaids (Núcleo de Estudo para a Prevenção da Aids), da USP (Universidade de São Paulo), recomenda refazer o exame três meses depois, mas diz que não se pode dispensar a chance de infidelidade. "De acordo com estudos, cerca de 45% da população brasileira já foi infiel. A camisinha é a melhor proteção", afirma.


Não gostar da camisinha foi a segunda razão mais citada para deixá-la de lado. Uma dica para reduzir o desconforto é passar lubrificante por dentro e por fora do acessório, diz Antunes.


Falta de informação é o terceiro item no ranking de "desculpas". "Mesmo com todas as campanhas existentes, ainda há esse problema. Precisamos continuar falando sempre a respeito", diz Gianna.

Atualidade




Pesquisa: homem em carro prata com ursinho de pelúcia é mais atraente


Uma pesquisa da empresa de seguros britânica Churchill mostra que a cor do carro do homem é muito mais importante que o modelo ou o tamanho do veículo para as mulheres.


Vamos aos resultados:


# Mais de 50% das entrevistadas disseram que teriam uma atenção especial ao motorista se a cor do carro mexesse com sua fantasia.


# Três quartos disseram que a cor do veículo é chave para uma atitude em relação ao motorista.


# Pelo menos uma em cada dez admitiu ter saído com um motorista por causa da cor do carro dele.


# Para as britânicas, prata é a cor mais sexy. A explicação: a cor lembra uma vida de glamour.

# Em segundo lugar, carro preto. A cor é geralmente associada a riqueza, segurança e conforto.


# Entrevistadas entre 13 e 19 anos preferem o vermelho. Explicação óbvia: associação a sexo e comportamento selvagem.


# Homens que dirigem carro verde, cinza (fosco) ou branco precisam abrir o olho! Estão em acelerada desvantagem! Acredita-se que homem que tem um carro verde é deselegante e chato no approach para o sexo. Em um veículo cinza, o motorista seria indeciso. Num branco, o cara não acelera nem freia.

# Na última posição está o carro roxo. De acordo com a pesquisa, mulheres acham que homens que dirigem carro dessa cor preferem... homens!


# ATENÇÃO!!! Acessórios também são importantes para elas. São fundamentais um bom equipamento de som e uma TV dentro do carro. E as mulheres também gostam de bancos de couro, bebida alcoólica e - pasme! - ursinhos de pelúcia...


Fonte: Uol